![]() |
Foto: REUTERS/Adriano Machado |
O presidente da República, Jair Bolsonaro, tem indicado que o seu candidato a vice na disputa pela reeleição será Braga Netto.
Nesta segunda-feira, 11 de abril, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que há 90% de chance do general Walter Souza Braga Netto integrar a chapa nas eleições deste ano como candidato a vice-presidente.
Questionado se há "99% de chance" de seu candidato a vice ser Braga Netto, o presidente respondeu: "Noventa por cento Braga Netto, pronto, fechou. Noventa por cento o Braga Netto, está fechado aí."
O General Braga Netto comandou dois ministérios no governo Bolsonaro: Casa Civil e Defesa.
Braga Netto se tornou ministro da Casa Civil em 2020, no segundo ano de governo.
Foi responsável por um comitê de ministérios que deveria gerir a resposta do governo à pandemia, que levou mais de 660 mil pessoas à morte no Brasil.
Em março de 2021, Braga Netto foi deslocado para o Ministério da Defesa.
Ao assumir a pasta, o general, considerado um dos nomes mais fiéis de Bolsonaro no governo. Braga Netto trocou os comandantes da Marinha, Exército e Aeronáutica.
No mês passado, o general Braga Netto deixou o cargo de ministro da Defesa para assumir o cargo de assessor especial de Bolsonaro.
Braga Netto foi substituído pelo antigo comandante do Exército, general Paulo Sérgio Nogueira.
O ex-ministro foi nomeado como assessor do gabinete de Bolsonaro, cargo que só exige a saída três meses antes das eleições.
A legislação eleitoral determina a saída (desincompatibilização) dos ministros que vão disputar as eleições.
A desincompatibilização deve acontecer até seis meses antes do pleito.
O primeiro turno deste ano está marcado para 2 de outubro.
O atual vice-presidente Hamilton Mourão concorrerá ao Senado, pelo estado do Rio Grande do Sul.
O Conteúdo do BOMJENOTICIAS.COM.BR é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não é permitida a sua reprodução total ou parcial sob pena de responder judicialmente nas formas da lei
Tags
ELEIÇÕES 2022